CHOW-CHOW,A HISTORIA DA RAÇA15/8/10"CHOW-CHOW"
História da Raça
O Chow-Chow ou "Spitz Chinês" como é conhecido em alguns países, é chamado na China de Songshi Quan (Pinyin: sōngshī quǎn), que significa literalmente "cão leão-empolado" ou Tang Quan, "Cão da Dinastia Tang". É uma das raças mais antigas a ser criada pelo homem sem que passasse por mutações consideráveis e muita difundida hoje em dia em todo o mundo. Sua verdadeira origem é desconhecida, há referências em Obras de Artes datadas de 4000 anos atrás e Registros Escritos de 1100 a.C. Acredita-se que seja originário das planícies da Mongólia (região assolada por ventos gelados) e não da China, pois eram criados por tribos Bárbaras Mongóis onde foram utilizados na guarda, caça e batalhas. Teve como trajetória o Círculo Ártico, Sibéria e a China onde se fixou. Com a invasão da China os Mongóis teriam introduzido a raça em território Chinês.
Eram tidos como "cães de guerra" e conta a lenda que: "a escuridão da boca é a proteção contra espíritos do mal". Acredita-se que quando Genghis Khan e seu exército conquistaram o seu império eram os Chow-Chows que os acompanhavam. No decorrer de sua trajetória chegou a ser utilizado para fins diversos tais como caçador (utilizado na caça da zibelina na Ásia setentrional e de veados no Japão), pastoreio, farejador, busca, tração , puxador de trenó fornecedores de pele , comida e etc.... Sua pelagem é formada por um sistema de isolamento térmico muito eficiente que o protege tanto do frio quanto do calor. Se alguns exemplares serviam de alimentos outros até servos possuíam, este era o caso dos cães de companhia dos Nobres Chineses. Eles eram adorados pelos Imperadores devido ao seu bom desempenho na caça uma vez que o olfato, inteligência e força eram excepcionais, por isso muitos exemplares viviam em palácios. Teve seu maior destaque na Dinastia Han (206 a.C. à 220 d.C.) e ainda hoje é reconhecido nas cerâmicas e esculturas de baixo relevo do exército Chinês de Terracota.
Os Mosteiros Budistas e os Palácios a partir do século XIII , foram os grandes preservadores do padrão da raça , os Monges chegavam a viajar centenas de quilômetros em busca de exemplares com qualidade e genes que se destacassem para que fossem introduzidos no sangue da criação , por este motivo são considerados os primeiros a fazer a seleção dos melhores Chow-Chows. Esta talvez tenha sido a principal causa da mudança de comportamento da raça que se firmou como um cão de companhia à partir de então. Marco Pólo, foi o primeiro ocidental a mencionar e descrever um Chow-Chow quando visitou a China no século XVIII. Em 1781 foram levados para Inglaterra onde foram exibidos em zôo como cães selvagens. Os Nobres Ingleses ficaram apaixonados pela raça e a criação como animal doméstico se iniciou à partir de então. O ingresso oficial do Chow-Chow na cinofilia ocidental ocorreu no ano 1880, quando um exemplar chamado Chinese Puzzle foi exposto no Crystal Palace. Uma década depois, o surgimento de um outro exemplar causou grande impacto na exposição de Brighton. Em 1895 foi criado o “Chow-Chow Club” , o padrão determinado pelo primeiro clube da raça foi baseado na fiel descrição do campeão Chow VIII , um macho vermelho trazido da China. Posteriormente um segundo padrão com algumas modificações passou a ser adotado e seguido . A raça foi ganhando popularidade e nas décadas de 30 e 40 eram sinônimos de status. O Chow-Chow chegou a ser uma das raças mais populares nos Estados Unidos da América, chegou em 1903 e logo teve seu reconhecimento pelo (A.K.C.) o que gerou problemas de saúde típicos de raças muito procuradas. Por causa destes problemas sua popularidade foi caindo da mesma forma que os problemas iam sendo solucionados, pois a "produção em massa" foi trocada por uma criação selecionada. Em 1906 foi fundado o " Clube Americano do Chow-Chow ". Em 1954 surgiram os primeiros Chow-Chows no Brasil, atualmente ocupam o 18º lugar no ranking de registros, superando a Inglaterra que é tida como o país patrono da raça. O Chow-chow ainda hoje é visto com muita atenção pelos Paleontólogos e Biólogos pois possui características diferentes dos demais cães , aparentando uma mistura de leão com urso. 1º- O Chow-chow tem a língua azul como o Urso da Manchúria e o Urso Azul do Tibet e ainda tem em comum com este último o focinho curto e o corpo quadrado.
2º- Sua dentição é composta por 44 dentes de leite e quando adultos , alguns ficam com 42 dentes fixos .Os demais cães possuem sempre 42 dentes enquanto os ursos tem entre 44 e 46.
3º- Seu sistema digestivo também possui diferenças dos demais caninos. Acredita-se que entre 28 e 12 milhões de anos atrás o Hemicyon , um intermediário entre o Cynoelesmus ( pai dos demais cães ) e o Daphoneus ( antecessor direto dos ursos modernos ) , gerou o Simicyon , um animal de tamanho variando entre a raposa e um pequeno urso que habitava as regiões sub-árticas e que depois moveu-se para a Sibéria e noroeste da Mongólia , onde sofreu miscigenações com animais locais que deram origem ao Chow-chow . Sabe-se que o Simicyon também possuía 44 dentes. Esta versão foi muito difundida nas décadas de 80 e 90, entretanto o Chow-chow faz parte do gênero Canis Familiaris ao qual pertencem todos os cães domésticos mas deve ser descendente direto dos primeiros cães. Segundo estudos recentes, todos os cães domésticos são originários de 3 lobas que viveram na região da Mongólia , mesmo lugar da origem do Chow-chow. Este fato fortalece a tese de que o Chow-chow é a raça mais antiga do mundo sem sofrer mutações significativas.
Aguardamos seu contato: Msn:caosharpei@hotmail.com Telefones.: +55(24) 9245-6440 (Claro) +55(24) 8816-4245 (Oi) +55(24) 8132-0220 (Tim) Telefax: +55(24) 2453-2760 Seja nosso amigo no Orkut PERFIL 1 LOTADO - http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=6679585162938030888 ADD. PERFIL 2 - http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=7355428074152033405
|